Esclarecimento 

O Grupo VITA teve conhecimento de uma queixa efetuada junto da RTP, dando conta de que o Grupo não estaria a atender as vítimas de violência sexual de forma célere, estando agendado um atendimento apenas para o mês de dezembro deste ano.

Esta informação não é verdadeira e cumpre esclarecer.

O Grupo VITA entrou em funcionamento a 22 de maio de 2023, tendo, até ao momento, recebido um total de 210 chamadas telefónicas. De entre estas, e também através de email e do formulário de sinalização disponível no site, recebemos um total de 57 pedidos de ajuda. Na sua maioria, estes pedidos de ajuda dizem respeito a pessoas adultas que terão sido vítimas de violência sexual na infância ou adolescência, existindo também situações de pessoas especialmente vulneráveis e algumas situações mais recentes.

Até ao dia de hoje, o Grupo VITA efetuou um total de 35 atendimentos, na sua maioria, presenciais. Trinta e uma situações foram já reportadas às estruturas da Igreja e 13 foram sinalizadas junto da Procuradoria Geral da República e da Polícia Judiciária. Estão agendados atendimentos a outras duas pessoas, para os dias 6 e 9 de outubro do presente ano.

É, portanto, falsa a afirmação de que o Grupo VITA não está a dar resposta célere aos pedidos de ajuda recebidos e que estará a agendar pessoas para daqui a três meses.

Salientamos ainda que o Grupo VITA não se limita a acolher, escutar e encaminhar as vítimas de violência sexual no contexto da Igreja Católica em Portugal. Em paralelo, constituiu e formou já uma Bolsa de cerca de 80 profissionais (psicólogos e psiquiatras), para quem estão a ser gradualmente encaminhadas as vítimas que apresentam essa necessidade. Foi também efetuado um diagnóstico de necessidades de diversas estruturas eclesiásticas, estando em fase de implementação um conjunto de planos formativos, em estreita articulação com estas.

Estão também em curso quatro estudos de investigação, de forma a permitir um conhecimento mais aprofundado desta realidade em Portugal.

O “Manual de Prevenção de Violência Sexual no Contexto da Igreja Católica em Portugal” encontra-se em fase de elaboração e será apresentado publicamente, a par do primeiro relatório de atividades, no dia 12 de dezembro deste ano.

O Grupo VITA tem ainda reunido com numerosas entidades ao longo destes quatro meses de funcionamento, estabelecendo relações de parceria que se afiguram fundamentais para a concretização da sua missão.

Lamentamos, por isso, este tipo de desinformação e renovamos o nosso agradecimento a todos aqueles que têm confiado em nós. Apelamos a que mais pessoas peçam ajuda.

Estamos aqui para as escutar, acompanhar e encaminhar.

 

O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.

 

 

Lisboa, 29 de setembro de 2023. 

A Coordenadora do Grupo VITA,

Rute Agulhas

 

 

Scroll to Top