Formação

Numa lógica de atuação sistémica, procuramos desenvolver respostas especializadas e de qualidade no âmbito do processo de acompanhamento de vítimas de violência sexual e de pessoas que estão em risco de cometer crimes de natureza sexual ou que já os cometeram. Estas respostas pretendem promover uma cultura de prevenção da ocorrência de crimes de violência sexual, prevenindo a reincidência.

Quem beneficia de formação?

  • Todos os profissionais (psicólogos, psiquiatras e psiquiatras da infância e da adolescência) que integrem a Bolsa Nacional de Profissionais especializados para intervenção com vítimas ou agressores sexuais.
  • Todas as pessoas empenhadas na prevenção, para que possam dinamizar ações de sensibilização e formação para os diferentes membros (clérigos e leigos) da Igreja. Estas ações serão monitorizadas pelo Grupo VITA.
  • A formação pode ser solicitada diretamente ao Grupo VITA, através do contacto de email.

A quem vamos assegurar supervisão?

  • A todos os profissionais (psicólogos, psiquiatras e psiquiatras da infância e da adolescência) que integrem a Bolsa Nacional de Profissionais especializados para intervenção com vítimas ou agressores sexuais.

Ações de sensibilização

 

[MAIS INFORMAÇÕES]

Ações de formação

Investigação

O Grupo VITA pretende conhecer a realidade, as pessoas e as práticas. Neste contexto, a investigação permite uma análise compreensiva da problemática da violência sexual, em geral, e do abuso sexual de crianças, em particular, numa perspetiva sistémica.

O Grupo VITA pretende:

  • Na sequência de trabalhos anteriores, estudar longitudinalmente os abusos sexuais cometidos no contexto da Igreja Católica em Portugal.
  • Desenvolver um conjunto de estudos que permitam informar o desenvolvimento de ações e iniciativas futuras.

O Grupo VITA procura monitorizar e avaliar a sua ação, com vista ao planeamento e criação de práticas com base em evidência. A monitorização e a avaliação são, assim, componentes essenciais para a promoção de boas práticas.

Scroll to Top