- 91 509 0000

- Formação
- Roteiro de Formação
- Investigação
Formação
A formação e a investigação são pilares essenciais do Grupo VITA, com vista à prevenção e ao combate à violência sexual contra crianças e adultos vulneráveis.
O Grupo VITA tem vindo a implementar um Roteiro de Formação, que percorre o país envolvendo dioceses e congregações religiosas, promovendo a sensibilização e a capacitação de comunidades para criar ambientes mais seguros e protetores.
A investigação desempenha um papel central, permitindo uma análise mais profunda das realidades enfrentadas e a sustentando e criação de estratégias baseadas em evidências. Juntos, formação, treino e investigação refletem o compromisso do Grupo VITA em transformar o conhecimento em ação e em construir um futuro mais seguro para todos.
Quem beneficia de formação?
- Todos os profissionais (psicólogos, psiquiatras e psiquiatras da infância e da adolescência) que integrem a Bolsa Nacional de Profissionais especializados para intervenção com vítimas ou agressores sexuais.
- Todas as pessoas empenhadas na prevenção, para que possam dinamizar ações de sensibilização e formação para os diferentes membros (clérigos e leigos) da Igreja. Estas ações serão monitorizadas pelo Grupo VITA.
- A formação pode ser solicitada diretamente ao Grupo VITA, através do contacto de email.
A quem vamos assegurar supervisão?
- A todos os profissionais (psicólogos, psiquiatras e psiquiatras da infância e da adolescência) que integrem a Bolsa Nacional de Profissionais especializados para intervenção com vítimas ou agressores sexuais.
O Grupo VITA está a levar o seu compromisso mais longe, percorrendo o país com um Roteiro de Formação. Este projeto, disponível para todas as dioceses e congregações religiosas, tem como objetivo promover a proximidade, sensibilizar e capacitar as comunidades para a prevenção e o combate à violência sexual.
Com sessões adaptadas às necessidades locais, o Roteiro proporciona momentos de partilha, reflexão e formação, envolvendo todas as pessoas e instituições que desejam construir ambientes mais seguros e protetores.
Juntos, estamos a construir um futuro onde a prevenção e a proteção são prioridades em todo o território nacional.
Investigação
No âmbito do seu trabalho, o Grupo VITA tem como objetivo compreender a realidade, as pessoas e as práticas relacionadas com a problemática da violência sexual. Nesse sentido, a investigação desempenha um papel fundamental ao permitir uma análise aprofundada e sistémica da violência sexual em geral, com um especial foco na violência sexual contra crianças.
Ao nível da investigação, os objetivos do Grupo VITA incluem:
- Estudar, de forma longitudinal, a violência sexual cometida no contexto da Igreja Católica em Portugal, dando continuidade a trabalhos já realizados anteriormente.
- Desenvolver estudos que sirvam de base para o planeamento e implementação de futuras ações e iniciativas, promovendo intervenções mais informadas e eficazes. Até ao momento foram já concretizados estudos sobre crenças sobre o abuso sexual infantil em professores de Educação Moral e Religiosa Católica, sobre o processo de vivências do celibato no contexto da Igreja Católica em Portugal, e sobre os processos de prevenção do abuso sexual numa amostra de catequistas.
Estudos já concluídos:
- A prevenção do abuso sexual numa amostra de catequistas avaliação de necessidades e crenças sobre a problemática
- Crenças sobre o abuso sexual infantil e a intenção de prevenção do abuso sexual em professores de EMRC
- Vivências do celibato no contexto da Igreja Católica em Portugal Um estudo quantitativo com membros de ordens religiosas
Estudos em fase de conclusão:
- “Programa Girassol” – Programa de prevenção primária da violência sexual contra crianças, no contexto da Igreja Católica em Portugal, para crianças dos seis aos nove anos de idade.
- “Lighthouse Game”: Jogo digital para a prevenção da violência sexual no contexto da Igreja Católica em Portugal, para crianças dos 10 aos 12 anos de idade.