É já no próximo dia 21 de março que os profissionais do Grupo VITA vão beneficiar de uma formação por parte do CAPIC – Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise, do INEM. Esta formação justifica-se tendo em conta os atendimentos telefónicos que o Grupo VITA assegura, muitas vezes em situação de crise, com ideação suicida ou mesmo homicida. Neste contexto, é fundamental reforçar as competências dos elementos do Grupo VITA para intervenção em crise e em situações de emergência.
Ao longo destes dez meses de funcionamento, o Grupo VITA foi já contactado por 84 pessoas que reportaram situações sexualmente abusivas no contexto da Igreja Católica em Portugal. Realizaram-se 52 atendimentos, sendo que mais atendimentos estão agendados para breve. Diversas pessoas mantêm um processo de acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico regular, sendo que 12 solicitam uma reparação financeira.
No que respeita às ações de formação e capacitação das diversas estruturas eclesiásticas, estão já agendadas ações dirigidas a catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, docentes de escolas católicas e professores de escolas públicas (esta última, a pedido da Direção Geral de Educação). Será ainda iniciado um novo ciclo formativo dirigido aos diversos Institutos Religiosos.
O segundo relatório de atividades do Grupo VITA será apresentado em Fátima no dia 18 de junho deste ano.
O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.
Lisboa, 17 de março de 2024