O Grupo Vita foi apresentado há seis meses

O Grupo VITA foi apresentado publicamente há seis meses, entrando em funcionamento cerca de um mês depois.

Desde então, recebemos 62 pedidos de ajuda, na sua maioria por parte de pessoas adultas que terão sido vítimas de violência sexual na infância ou adolescência, existindo também situações de pessoas especialmente vulneráveis e algumas situações mais recentes.

Realizaram-se até ao momento 42 atendimentos, presenciais e online, por forma a recolher informação que permita, depois, a devida sinalização e encaminhamento para as entidades competentes. Observa-se um equilíbrio em termos de género, variando a idade entre os 16 e os 75 anos. Foram já sinalizadas 41 situações para estruturas da Igreja e 14 para a Procuradoria Geral da República.

Em paralelo, o Grupo VITA tem articulado com as Dioceses e os diversos Institutos Religiosos, no sentido de se avançar com os processos de apoio psicológico e psiquiátrico. Doze pessoas estão já a beneficiar de apoio psicológico e outras duas, psiquiátrico.

Temos ainda investido na realização de ações de sensibilização e formação das diversas estruturas eclesiásticas, por forma a capacitar os vários intervenientes para o acolhimento e acompanhamento das situações de violência sexual, bem como para o desenvolvimento de guias de boas práticas e códigos de conduta, delineando ainda ações preventivas.

Fazemos um balanço positivo destes primeiros seis meses e sentimos que existe um processo gradual de confiança por parte de quem nos pede ajuda. Reconhecemos que este é um caminho sinuoso e temos enfrentado algumas dificuldades, especialmente relacionadas com o facto de ser necessário melhorar processos de comunicação e de articulação com algumas estruturas eclesiásticas. Mantemo-nos focados nas soluções e acreditamos que é possível um caminho de verdadeiro trabalho em parceria.

O “Manual de Prevenção de Violência Sexual no Contexto da Igreja Católica em Portugal” encontra-se em fase de elaboração e será apresentado publicamente, a par do primeiro relatório de atividades, no dia 12 de dezembro deste ano.

Apelamos a que mais pessoas peçam ajuda. Estamos aqui para as escutar, acompanhar e encaminhar.

 

O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.

 

 

Lisboa, 26 de outubro de 2023. 

A Coordenadora do Grupo VITA,

Rute Agulhas

 

 

Scroll to Top