O Grupo VITA entrou em funcionamento há quatro meses e encontra-se neste momento a iniciar os planos formativos junto de diversas entidades e estruturas da Igreja, após uma fase de avaliação de necessidades.
Com as Comissões Diocesanas estão planeados seis módulos de formação, num total de 24h, e com os diversos Institutos Religiosos estão planeadas cinco ações, num total de 20h. Estes planos formativos irão decorrer entre outubro do presente ano e fevereiro de 2024 e envolvem também ações de Replicação, destinadas a quem deseje assumir o papel de Agente Formativo. Os Agentes Formativos poderão vir a assumir o papel de formadores, replicando ações de formação no contexto onde intervêm. Em 2024, os Agentes Formativos beneficiarão de formação aprofundada, com uma componente mais prática, visando também a monitorização das ações desenvolvidas.
Em paralelo, o Grupo VITA tem também agendadas ações de sensibilização (dirigidas a advogados e a docentes das escolas católicas, em articulação com a Ordem dos Advogados e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas, respetivamente) e de capacitação (dirigidas a técnicos diversos, em articulação com a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade).
Amanhã, dia 23 de setembro, o Grupo VITA estará em Fátima a colaborar na capacitação nacional de formadores do Escutismo Movimento Seguro, sendo que o Corpo Nacional de Escutas tem já um amplo trabalho desenvolvido nesta área.
Em 2024 irá iniciar-se a formação junto dos catequistas e dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com o Secretariado Nacional da Educação Cristã.
O Grupo VITA continua a receber pedidos de ajuda por parte de sobreviventes de violência sexual, um total de 56 até ao momento. Situações que, na sua maioria, estão a ser sinalizadas para as entidades competentes, para que decorram os respetivos processos de investigação, canónicos e civis.
Renovamos o nosso agradecimento pela confiança que as pessoas têm vindo a depositar no Grupo VITA e apelamos a que mais pessoas peçam ajuda. Estamos aqui para as escutar, acompanhar e encaminhar.
O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.
Lisboa, 22 de setembro de 2023.
A Coordenadora do Grupo VITA,
Rute Agulhas