Um ano após a apresentação do relatório da Comissão Independente

Um ano após a apresentação pública do relatório da Comissão Independente, e oito meses depois da entrada em funcionamento do Grupo VITA, que balanço fazemos?

O relatório da Comissão Independente foi um ponto de viragem determinante para a Igreja Católica em Portugal que, desde então, não mais pode alegar o desconhecimento de situações sexualmente abusivas ocorridas no seu seio. As situações de violência sexual existem em todos os quadrantes da sociedade, e a Igreja não é exceção.

Desde que entrou em funcionamento, o Grupo VITA recebeu 71 pedidos de ajuda e realizou 45 atendimentos, prevendo-se a realização de mais atendimentos ainda durante o mês de fevereiro. Na sua maioria, as situações reportadas dizem respeito a pessoas adultas vítimas de violência sexual na infância ou adolescência, existindo também situações de adultos especialmente vulneráveis.

No que respeita aos processos de apoio psicológico e psiquiátrico, 13 pessoas mantêm à data atual um processo de acompanhamento regular. Outras oito pessoas foram já encaminhadas para este tipo de apoio e estão numa fase inicial do processo.

Em paralelo, o Grupo VITA tem vindo a apostar na formação e capacitação das diversas estruturas da Igreja. Terminou já um primeiro ciclo de formação inicial com os elementos das Comissões Diocesanas, que será replicado em breve, e estão já agendadas ações formativas dirigidas a catequistas, professores de EMRC, docentes de escolas católicas e professores de escolas publicas (com estes últimos, através da Direção Geral da Educação). A formação inicial com os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica está também a terminar e será replicada em breve, de modo a abranger mais entidades.

Temos ainda a decorrer cinco projetos de investigação, cujos resultados serão apresentados no presente ano de 2024.

A CEP solicitou também ao Grupo VITA uma proposta concreta sobre como poderão vir a ser definidos e operacionalizados os processos de reparação financeira, que será apresentada durante o presente mês.

Fazemos um balanço positivo destes primeiros oito meses e sentimos que existe um processo gradual de confiança por parte de quem nos pede ajuda. Com as diversas estruturas da Igreja em geral, e com as Comissões Diocesanas, em particular, apostamos num trabalho em rede e em parceira, imprescindível para uma verdadeira mudança de cultura, práticas e valores.

O segundo relatório de atividades será apresentado em Fátima no dia 18 de junho deste ano.

O Grupo VITA estará hoje pelas 15h30 em Fátima, no 39.º Encontro Nacional da Vida Consagrada.

 

O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.

 

 

Lisboa, 12 de fevereiro de 2024. 

A Coordenadora do Grupo VITA,

Rute Agulhas

Scroll to Top